-

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

LEVITAÇÃO FÍSICA QUÂNTICA


O vídeo acima está com quase 2 milhões de visualizações no YouTube, e só eu já recebi ele seis vezes nas últimas horas. Não é à toa: nos dois minutos mais impressionantes da história recente do YouTube, vemos um objeto literalmente flutuar. Mas como?! A ciência explica.
Ok, eu não estou nem perto de ser um cientista, então não confie demais na minha explicação, mas fui atrás de saber mais sobre isso e aprendi que o nome desse fenômeno é Efeito Meissner. O que esse efeito descreve, aparentemente, é a incapacidade que um material supercondutor tem de interagir normalmente com um campo magnético — em vez de deixar o campo passar por dentro dele, o supercondutor expulsa o campo, que tem que passar ao redor. Ao passar ao redor, formando uma espécie de “concha magnética” invisível, o campo magnético mantém o objeto preso no ar.
E o que é um supercondutor? Isso também é fascinante: trata-se de um material que foi tratado para não oferecer absolutamente nenhuma resistência elétrica. Isso aparentemente só é possível com materiais bem específicos, e mesmo assim só depois de um processo de resfriamento a temperaturas baixíssimas, usando coisas como nitrogênio líquido. Estamos falando de mecânica quântica aqui, baby.
Abaixo tem mais um vídeo que eu encontrei, possivelmente da mesma equipe. Talvez não estejamos ainda nem perto dos hoverboards de De Volta Para o Futuro, mas não custa sonhar, não? Até porque não tem como não sonhar com eles depois de ver isso.
Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário