-

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que é Blu-Ray? para que serve ?


Primeiro eram os disquetes que mudavam de formato, depois surgiram os CD´s e por último os DVD´s, qual será o futuro do armazenamento de dados? Após uma longa batalha contra o HD-DVD (DVD de alta definição), surge o vencedor que vai guardar seus dados dentro de pouco tempo: o Blu Ray.Esta é a marca registrada do formato.

Os filmes em alta definição exigiam que um novo formato de mídia fosse criado para suportar algumas horas nessa densidade de dados. Para atender a esta demanda, o Blu-Ray (ou raio azul) foi desenvolvido por empresas filiadas à Sony e recebeu este nome por causa da cor do seu raio de leitura. O disco é capaz de armazenar mais informação e a uma taxa de transferência superior a de um disco de DVD e ainda é mais resistente a riscos e obstruções por sujeira.
Discos de 50 GB

O novo formato é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, mas existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para 200 GB, com até oito camadas! Além do disco de apenas leitura, existem formatos que permitem a gravação permanente e a regravação doméstica do disco. Os leitores de Blu-Ray possuem suporte para menus modernos e o vídeo game Playstation 3 adotou o formato como disco padrão para seus jogo.
Disco Blu-Ray já está sendo comercializado.
Leitores, gravadores e mídias Blu-Ray podem ser encontradas no mercado Brasileiro, mas é preciso estar preparado para isto. É necessário utilizar softwares compatíveis com o formato como: Okoker Blu-Ray DVD BurnerAshampoo Burning StudioAVS CD/DVD/BD Data Burner eAstroburn. Outras ferramentas permitem a você retirar ou alterar o código de região do seu disco como o Blu-ray Region Code Remover e recuperar os dados de discos danificados como o CD Recovery Toolbox.
Compare as mídias.
Com a possibilidade de guardar muito mais informação e de aumentar a definição dos seus filmes em um disco com as mesmas dimensões, não queira continuar preso ao passado. Em pouco tempo continuar utilizando CD´s e DVD´s será como encontrar alguém carregando uma pasta cheia de disquetes na rua.


Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).
laser armazenamento cd dvd bluray

Nenhum comentário:

Postar um comentário